domingo, 11 de novembro de 2012

CASOS DE AFOGAMENTO AUMENTAM NO VERÃO

Matéria muito interessante feita jornalista Patrícia Lacerda, do Jornal Bom Dia de Bauru/SP. Participei da entrevistada e irei colocar alguns pontos mais marcantes, mas para acessar a matéria inteira clique aqui.

Casos de afogamento aumentam no verão

Acidente é a segunda principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil

Com o aumento das temperaturas, sobe também o número de ocorrências de casos de afogamentos. Este tipo de acidente é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, perdendo somente para os acidentes de trânsito. Na região de Bauru, nesse mesmo período no ano passado, foram registrados quatro mortes apenas em rios, por conta da correnteza.

O coordenador da Defesa Civil de Bauru, Álvaro de Brito, explica que qualquer deslize na água pode ser fatal e que nessa época do ano há uma verdadeira guerra para se evitá-los.
“Na água o ser humano está fora de seu ambiente natural e qualquer descuido pode resultar em tragédias. Casos de afogamentos ocorrem mais no mar, em rios e lagos, mas todo cuidado é pouco em piscinas, principalmente com as crianças”, explica.
A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo realizou uma pesquisa que revela que a cada mês morrem em média 77 pessoas vítimas de afogamento em todo o estado. E  que, em 2010, o total de mortes  foi de 931 contra 922 em 2009.
Não basta só nadar, mas saber sobreviver
Na manhã deste sábado (10), a  Academia Saúde & Cia realizou o 1° Festival de Sobrevivência Aquática Gustavo Borges de Natação Infantil.

O objetivo do evento foi mostrar aos pais e convidados que, além do ensino da natação em si,  é relevante ensinar as crianças diversas formas de  adaptação na água, proporcionando segurança e conscientização na supervisão de um adulto.
“É tradição para nós da Academia Saúde & Cia realizar eventos de sobrevivência aquática. Aulas temáticas como “Tchau Pijama”, “Fantasia Molhada” e “Aulão Sobrevivência” faz com que os alunos vivenciem atividades especiais trajando roupas. Por exemplo, nos dias 5 e 6 de setembro realizamos o “Aulão Sobrevivência” onde nossos alunos puderam vivenciar atividades de salvamento aquático. Essa aula foi um sucesso e passou pela aprovação dos pais. Muitos deles não puderam acompanhar. Então, resolvemos fazer uma pequena amostra do que é aplicado nas aulas”, comenta a coordenadora de natação, Marcela Zaratini.
Cidades com mais ocorrências
91
É a quantidade de mortes em 2010 no Vale do Paraíba.  Sorocaba somou 86 afogamentos.
360 é o número de mortes em 2010 por afogamento na capital paulista e região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário